DIVERSIFICAÇÃO NA AGRICULTURA PROPORCIONA RENDIMENTOS

DIVERSIFICAÇÃO NA AGRICULTURA PROPORCIONA RENDIMENTOS

 O Município de Coqueiro Baixo depende da produção primária para retorno do ICMS, já que no Município não há nenhuma indústria.  Por isso, com a Lei de Incentivo muitos produtores estão investindo nas suas propriedades. 

É o caso do produtor Antonino Bettio (45) anos e sua esposa Janice (37), moradores da Localidade de Arroio Bonito que fica 8 km da sede. Antonino sempre foi agricultor e trabalhou 18 anos com aviário e há 8 anos com vacas de leite. Mas no início do ano passado e por orientação médica teve que parar de trabalhar por causa do pó que estava prejudicando sua saúde. Então deixou o aviário de lado e construiu um chiqueiro de 61x8,10 metros  todo automatizado e aloja 500 suínos. 
Antonino destaca 
“que o auxílio do Poder Público é muito bom, porque uma vez não se ganhava nada e hoje se ganha praticamente todo o telhado e a terraplanagem, e se  colocar tudo no papel dá uma grande diferença para o nosso bolso. Isso nos anima e da mais vontade de investir na propriedade. O produtor está no 3º lote e está muito feliz com os resultados, sem contar que o trabalho, se comparar com um aviário, cai pela metade e principalmente melhorar para a saúde. 
Segundo o Secretário da Agricultura Aventino Soldi o município tem hoje aproximadamente 20 produtores de suínos que engordam em torno de 27.000 suínos ano e mais 4.000 do sistema creche. Vários produtores já estão com a terraplanagem pronta para construir. A princípio são dois chiqueirões e um aviário Dark House,  e mais alguns estão preparando a documentação para fazer as terraplanagens e vagas com as empresas integradoras. A expectativa é que mais produtores invistam na produção que será bom para todos os munícipios.
« voltar

Previsão do tempo

Links úteis

Previdência Social - INSS
Fundo de garantia do tempo de serviço - FGTS
Receita Federal
LIBRAS - Assessibilidade Brasil
Monitorado por Cyclops